Sazonalmente, novas redes sociais surgem para estabelecer um novo conceito ou mudar as relações nos ambientes digitais. Snapchat e TikTok são os exemplos mais recentes sobre como plataformas revolucionaram a conexão entre pessoas, marcas e celebridades, com um olhar mais voltado para o entretenimento.Em 2021, é a vez do ClubHouse, uma rede social onde o áudio é o diferencial, o que por si só traz uma mudança enorme em relação aos últimos apps de interação. Com a ausência da imagem, o conteúdo volta a ser o fator preponderante para se ganhar destaque e relevância. É por isso que tem muita gente apostando que essa plataforma chegou para ficar, podendo trazer enormes benefícios para médicos, nutricionistas, psicólogos e fisioterapeutas.Conheça a seguir algumas das vantagens que o ClubHouse pode agregar para a sua carreira:
Diferentemente de Instagram, Facebook e Tik Tok, os conteúdos que irão aparecer em sua timeline estarão relacionados apenas a assuntos de seu interesse. Portanto, criar salas sobre as principais dúvidas de seus pacientes ou interagir com colegas de especialidade pode ser uma excelente forma de aproximar-se com seu público-alvo, com um conteúdo assertivo, e que permita mostrar a sua atuação de maneira mais aprofundada.
Criar conversas sobre temas que dominam é excelente para se tornar referência, sobretudo em um momento no qual a plataforma começa a ganhar tração. Estabelecer-se como um referenciador de temas neste início é uma oportunidade de ouro para tornar seu serviço mais valorizado, além de poder ampliar a base de pacientes.
Em geral, o profissional de saúde têm inúmeras dúvidas sobre como manter uma rede social ativa, especialmente se não tiver familiaridade para falar diante das câmeras ou não quiser expor sua vida de maneira demasiada.Nesse ponto, o ClubHouse facilita demais a vida de todos que possuem essa dificuldade. Além de não precisar abrir a vida pessoal, ele é 100% focado em áudio. Ou seja: é muito mais fácil de se estabelecer uma conexão comparado a plataformas de áudio e vídeo, como Instagram e Youtube.
As conversas são abertas para quem pedir a palavra. Isso faz com que o canal seja perfeito para que você se aproxime de pessoas com as quais tenha interesse de se conectar. Em uma comparação com uma estratégia comum de networking, esse processo de conexão dentro do ClubHouse acontece com uma abordagem mais focada nos temas em si.Imagine você falando sobre algo que domina, em uma discussão técnica ministrada por uma das referências do país (ou do mundo, talvez) nesse assunto? Não sei se há uma plataforma tão democrática em termos de dar voz a quem possui propriedade para falar.
Por mais que as “lives” e apresentações tenham inundado o nosso universo no último ano, a sensação ainda é muito distante do que proporciona um evento presencial. Falta não só um pouco do “coffee break”, mas até mesmo uma possibilidade maior de interação com os conteúdos apresentados.Passa por aí o principal valor do Clubhouse: a experiência de interação em uma sala é infinitamente melhor comparada às “lives” ou até mesmo às ferramentas de “calls”, como Zoom ou Google Meets. As intervenções são mais fluídas, as conversas soam mais naturais e a dinâmica é muito mais semelhante a um encontro presencial.No final de contas, a importância do ClubHouse nas conversas atuais não é apenas sobre ser a rede social do momento, mas sim como o conteúdo de qualidade pode voltar a ter o destaque necessário em plataformas de grande alcance, e isso é um aspecto fundamental para o profissional de saúde que quer criar um diferencial em sua carreira.E você, gostou da novidade? Já tem seu convite? Conte para nós sua experiência sobre esse APP.